Estudo de Audiências TV

A GfK envia, diariamente, as “audiências” para o mercado, isto é, os dados do que foi o visionamento de televisão, em directo e em diferido, nos lares portugueses.

Para isso contamos com a colaboração de um conjunto de 1.100 famílias representativas da população residente em Portugal continental a que chamamos painel de lares. Cafés ou outros estabelecimentos não são incluídos.

O objectivo é que a amostra do nosso painel represente o visionamento das famílias portuguesas no seu conjunto.

De forma a garantir esta representatividade, são seguidos vários pressupostos metodológicos acordados com o mercado e que representam as melhores práticas da investigação.

Por exemplo, é realizado um Estudo Base que nos permite caracterizar os lares portugueses relativamente a variáveis importantes como a classe social e a subscrição de serviço de TV. Baseando-nos nestes resultados, conseguimos calibrar a amostra do painel de 1100 lares relativamente a estas características.

O Estudo Base será, também, a única fonte de recrutamento de famílias para o painel, pois utiliza uma amostra tipo probabilística (aleatória) para selecionar os lugares e os lares a entrevistar evitando alguns enviesamentos. Isto significa, por exemplo, que um lar não se pode voluntariar para participar no estudo, que o entrevistador não influencia a escolha do lar, e, evita ainda, utilizar listas de selecção incompletas/enviesadas (por exemplo: listas telefónicas).

No estudo de medição de audiências de televisão a equipa portuguesa GfK conta com o suporte do grupo GfK, garantindo desta forma a ligação ao mercado local onde se encontra e, beneficia da experiência e da tecnologia de um grupo de research internacional.