Tecnologia: o audímetro

A GfK tem um sistema que consiste num dispositivo de medição eletrónico, o audímetro, no qual é automaticamente registado o número de pessoas que estão a assistir a um determinado canal de televisão.

Este dispositivo eletrónico é ligado ao televisor por um técnico da GfK Portugal. A ligação dos dois aparelhos é muito simples e não interfere com a recepção do sinal de televisão.

A televisão é ligada/desligada como habitualmente, seja carregando nos botões do aparelho, seja por meio do telecomando e, consequentemente, o nosso aparelho também liga/desliga automaticamente.

O comando do audímetro é usado para fazer o registo de qualquer membro do lar ou visitas que estão a ver TV e para retirar o mesmo registo quando a visualização terminar.

Os dados de visionamento de televisão (o som do que está a ser visto e as pessoas registadas) nos lares do painel são armazenados e automaticamente enviados para o sistema da GfK.

No dia seguinte, os dados de todos os lares do painel são analisados e são produzidos resultados sobre a audiência dos canais de televisão.

Audiomatching e Sound Sampling Units (SSU)

O sistema de audimetria atualmente implementado suporta-se na tecnologia audiomatching, que implica a gravação prévia de todos os canais medidos. É nas SSUs que são geradas as impressões digitais ou o som de referência para os canais medidos.

Identificamos os canais vistos nos lares pela comparação entre o áudio enviado pelo audímetro e o áudio dos canais gerado pelas SSUs.”